O que é Marketing Multinível? Conheça o modelo utilizado por grandes empresas

89
O que é Marketing Multinível? Vale a pena?




O Marketing Multinível (MMN) que é conhecido como venda direta ou marketing de rede proporciona um modelo comercial aos revendedores para realizar a venda de bens ou serviços, onde os ganhos podem ser alcançados através da venda ou recrutamento de novos vendedores.

Esse modelo possui diversos nomes, como marketing de rede (MR), Multi level Marketing (MLM) e Network Marketing (NM) e conta com empresas que já são consolidadas no mercado nacional e internacional, você pode conferir a lista de melhores empresas de multinível no Brasil.

Como funciona o Marketing Multinível?

O modelo de multinível é uma variação da venda direta e segundo especialistas ele se destaca em determinadas situações de mercado, sendo utilizado normalmente por empresas de produtos ou serviços que querem expandir suas operações através de baixos investimentos em marketing.





O revendedor que trabalha para uma dessas empresas distribui os produtos para sua carteira de clientes gerando lucro direto e atrai novos revendedores que tem interesse em distribuir o mesmo produto obtendo lucro através das vendas da sua rede.

Com o cadastro das pessoas na sua rede, o revendedor ganha uma comissão pelas vendas geradas na rede. Esse trabalho é realizado por todas as pessoas cadastradas através da divulgação e distribuição dos produtos.

Os próprios integrantes da rede divulgam os produtos, buscam novos revendedores e constroem suas próprias equipes, o que gera necessidade de treinamentos, orientações e premiações para manter a rede.

Em resumo, o movimento dos produtos é através de uma organização hierarquizada em vários níveis (multinível), o que gera os chamados bônus que o distribuidor recebe da empresa, onde a empresa define através do plano de negócios quais serão os meios de ganhos, prêmios de luxo e viagens levando em conta o volume de vendas gerado em determinado período.

Existe três principais meios de venda que podem ser realizados:

  1. Venda porta a porta
  2. Venda em eventos sociais
  3. Venda sob encomenda

Conheça os modelos de vendas mais utilizados por vendedores experientes.

Diferença entre Marketing Multinível e Pirâmide Financeira

Muitas pessoas questionam o modelo de multinível por aparentemente se parecer com um esquema de pirâmide financeira, esse questionamento é normal, já que é necessário explicação clara das suas diferenças.

As principais diferenças do MMN e Pirâmide são:

  • O marketing de multinível tem sua maior arrecadação realizada através da venda dos produtos, já a pirâmide é através do recrutamento massivo de pessoas. Uma forma de diferenciar os dois sistemas é a chamada regra dos 70%, onde se a empresa tem 70% ou mais de seu rendimento advindo dos produtos, é marketing de rede, caso contrário é pirâmide.
  • As pirâmides financeira possuem prazo de validade, em um determinado momento a adesão de pessoas começa a cair, logo o volume de dinheiro entrante diminui e assim falta dinheiro para pagar os participantes. Geralmente pirâmides costumam durar de 2 a 5 anos.
  • Esquemas fraudulentos costumam oferecer ganhos sem esforço, investimentos com alta rentabilidade e produtos super faturados.
  • No Marketing Multinível mesmo que a adesão caia drasticamente, se os distribuidores continuarem adquirindo produtos para consumo ou revenda, a empresa continua gerando receita.
  • Empresas legitimas de multinível geralmente estão registradas no site ABEVD – Associação Brasileira de Empresas de Venda Direta.

Vantagens do Marketing Multinível

Para quem quer iniciar no mundo empreendedor, o marketing de rede é um dos melhores caminhos já que uma das suas principais vantagens é o baixo valor de investimento comparado a abertura de outros negócios.

As principais vantagens desse modelo são:

  • Trabalhar de maneira independente
  • Trabalhar com empresas já estabelecidas no mercado e renomadas
  • Escolher o produto que quer trabalhar
  • Escolher o público que quer atender
  • Ganhos proporcionais à sua produtividade
  • Alta escalabilidade de negócios
  • Suporte aos vendedores e revendedores

Concluindo, esse modelo possui uma série de vantagens para quem quer iniciar no mundo empreendedor e você pode conferir a lista das melhores empresas de marketing multinível do brasil aqui